Deus não tem pélvis - Crónicas do Bairro Alto - excerto

Conhecer este livro: AQUI



Autor: Jorge Dantas
Edição: Jorge Dantas
Capa: Jorge Dantas
Outubro de 2011
Romance: 116 páginas
ebook PDF: Bubok.pt
ebook Kindle: Amazon.com
Versão em papel: Amazon.es





Excerto:



Cardiologia

  Dentista de vocação, carpinteiro nas finanças, Felício Albuquerque encontrara durante o sonho finalmente uma ocupação digna dos seus antepassados. Se a perícia na ceifa dos molares fora adquirida arrancando pregos de tábuas apodrecidas, a desenvoltura na reparação de fechaduras ser-lhe-ia fundamental na abordagem a esses cofres palpitantes vulgarmente designados por corações. Se da Maya ao Professor Bambo, todos se diziam cardiologistas, porque não ele tão mais habilitado de parafusos, ferrugens e arrombamentos?   

 Foi assim que conheci Felício Albuquerque, hoje, Doutor Felício de Albuquerque, de boca aberta para um candeeiro ferrugento no tecto de um sótão apertado com vista para rio e decoração de consultório, enquanto o Doutor habilmente reconstituía através do meu esófago os retalhos dos meus ventrículos irreversivelmente danificados.

 Uma enfermeira intumescente limpava com desenvoltura os espirros de sangue que a espaços disparavam da minha garganta atingindo os óculos dourados do médico, ao mesmo tempo que apertava a sua mão em torno da minha gritando-me que deixasse de ser maricas.  Repetidamente, porém, escapavam por entre os seus dentes interjeições pouco abonatórias ao mulherio que segundo ela era a causa das minhas anginas, entupindo-me as válvulas e condenado o meu sangue e sentimentos à eterna colestase, patologia litiásica capaz de esturricar coronárias num carvão necrótico de incêndio interrompido.      

 Tive uma convalescença longa mas hoje estaria curado não fosse à saída do hospital ter desabafado a minha história com o cabrão de um zarolho quinhentista. Anos depois descobri que o fraldisqueiro tinha recorrido às minhas desgraças para por palavras suas repetir pelo mundo que “O amor é fogo que arde sem se ver”, expressão que os seus ouvintes citaram exponencialmente ao ponto de que hoje onde quer que vá todos sejam conhecedores das minhas maleitas amorosas.